Mapa no disponible

Fecha/Hora
Date(s) - 05/07/2019 - 07/07/2019
Todo el día

Ubicación
Instituto Argentino de Terapia Neural

Categorías


Por que estudar Terapia Neural conosco?

  • Trajetória de prática e ensino da TN na Argentina: Experiência em áreas rurais, hospital universitário e ambulatória urbana, professores clínicos estimulando aprendizagem ancorado em contextos em que cada colega vai praticar.
  • Visão sistêmica complexa da TN propõe abranger uma gama cada vez maior da totalidade dos fenômenos e processos envolvidos no relacionamento com os pacientes, incluindo modelos explicativos, aspectos filosóficos, esclarecimento biopolítico e estratégias contra a biomedicalização crescente.
  • Abordagem transdisciplinar da complexidade: conceber o processo saúde / doença como “sistemas de aprendizagem” contextualizados no processo de mutação planetária em curso,  em conexão com as transformações a ordem global e seu impacto no curto e médio prazo no local.
  • Possibilidade de continuar aprendendo indefinidamente, através de acesso irrestrito e sem limite à prática presencial no consultório, pacientes com múltiplos motivos de consulta.
  • Sistema de bolsas de estudo para ex-alunos nos cursos de melhoria sucessivos.
  • Pequenos grupos, permitindo um relacionamento mais pessoal e uma participação mais ativa nos escritórios.
  • Esquema de aprendizagem que permite aplicar à prática clínica os conhecimentos adquiridos progressivamente desde o início dos estudos.

 

APRESENTAÇÃO

A Terapia Neural é um sistema médico que surgiu no horizonte da medicina planetária mais de um século atrás, no meio da expansão explosiva de técnicas de anestesia local para fins cirúrgicos e também puramente terapêuticas. Mas apesar de compartilhar os primórdios de sua história com a “anestesia terapêutica local” de Schleich, Spiess e Leriche na Europa, e os “blocos novocaínicos” de Astvantsaturov, Voyno-Yasenetsky e Vishnevsky na Rússia, sua data de nascimento real foi quando os irmãos Walter e Ferdinand Huneke vinham desenvolvendo sua “Heilanästhesie” (anestesia curativa) na Alemanha há mais de uma década. Foi em 1940, quando eles lançaram seu primeiro “fenômeno em segundos” e começaram a difundir e defender com furor Teutônico os conceitos de “campo de interferência neural” e “desinterferencia”.

Após 80 anos, a Medicina Neural Terapêutica está alcançando o status de um Sistema Médico Complexo. Isso é demonstrado pela chegada de seu ensino a programas acadêmicos de pós-graduação em todo o mundo, o crescimento exponencial de publicações científicas e escolas de treinamento.

A prática de Terapia Neural com profissionalismo, requer uma educação de base sólida e um monte de experiência prática com os pacientes, bem como uma formação contínua para toda a vida, seminários de atualização, formação avançada e de intercâmbio com colegas. Na Argentina e países vizinhos, para atender tais demandas da população crescente de médicos e dentistas interessados, o Instituto Argentino de neural desenvolve a partir de Buenos Aires atividades de ensino, assistência e pesquisa em Terapia Neural desde 2005. E hoje tem o prazer de oferecer um Curso Avançado, primeiro de uma serie, exclusivamente para médicos, dentistas e veterinários que acreditem em um treinamento prévio de 100 hs / cadeira em medicina e odontologia TN.
 

OBJETIVOS

O objetivo deste curso é atualizar continuamente e aprofundar o conhecimento dos terapeutas neurais nos aspectos teóricos e práticos da TN. Com uma orientação essencialmente clínica, terapêutica e epistemológica, são reavaliados tanto o refinamento das técnicas de injeção de gânglios profundos como o desenvolvimento de uma epistemologia médica apropriada.que proteja nosso julgamento clínico em face de discordâncias com a abordagem de diagnóstico causal e estatístico da biomedicina.

 

Atualizar e ampliar um suporte bibliográfico que permita montar novos modelos explicativos sobre temas controversos e sustentar o pensamento crítico com informações que nem sempre estão disponíveis para todos.
– expandir a racionalidade técnica clássica com um fundo de conhecimento tácito e reflexão sobre a ação desdobrada por professores que assistem a situações clínicas reais com Terapia Neural “pura”;
– estimular o diálogo reflexivo com situações emergentes no processo de auto-eco-organização dos pacientes durante o acompanhamento das consultas e a elaboração de histórias de vida.
– Aprofundar a aprendizagem durante a tarde em “Espaços de Diálogo”, com o objetivo de expor dúvidas diretamente aos professores e discutir os casos vistos.
– Redirecionar o aspecto clínico do biológico para o biográfico, foco na pessoa, não na doença.
 

DETALHES DO CURSO

Duração:
A experiência desta modalidade de aprendizagem / ensino será desenvolvida em un módulo de treis dias.

Organização programática:
Aulas teóricas: das 8 da manhã às 1 p.m. Prática pessoal em consultório médico com pacientes reais, revisão de técnicas de injeção e espaço de diálogo: das 15 às 20 horas, totalizando 30 horas / cadeira de treinamento teórico-prático.

Metodologia:
Através de uma metodologia complexa e proativa, aprofundaremos a ciência, a arte, a filosofia e a técnica envolvidas na TN. Professores como orquestradores da criação de conhecimento colaborativo. Aprendizes como conectores, criadores, construtivistas, com acesso aberto a informações, especialistas, diversidade de redes.
Exposições com participação ativa dos alunos. Acesso à bibliografia anotada. Revisão bibliográfica entre módulos. Debates sobre a bibliografia consultada. Prática cara a cara altamente nutrida. Exercício sólido no desenvolvimento da “história de vida” do paciente. Ao formalizar seu registro, os participantes receberão material de leitura cuja revisão e estudo prévio facilitarão o uso do curso. No final de cada módulo, os participantes receberão uma memória USB com uma cópia de todos os tópicos explorados, bem como material didático adicional.
Calendário:
Começa: 05 de JULIO de 2019
Termina: 07 de JULIO de 2019.

Lugar em que as atividades programadas serão desenvolvidas:
Tanto as aulas teóricas quanto as práticas em sala de aula serão desenvolvidas em Rua Paulistania – Bairro Sumarezinho, Sao Paulo.

 

 

PROFESSOR DO CURSO:

MED. JORGE KACZEWER (ARGENTINA)

– Doutor graduado da Universidade de Buenos Aires que explorou modelos de saúde com racionalidades diferentes da medicina tecnológico-industrial há 40 anos (Terapia Neural, Odontologia Neurofocal, medicina de orientação antroposófica, homeopatia, homotoxicologia, manipulação espinhal, naturismo, fitomedicina , medicina ortomolecular, nutrição ecológica, psicologia transpessoal).

– Começou seu treinamento em Terapia Neural na Colômbia em 1997, nas mãos do Dr. Payán, enquanto praticava como médico rural em San Marcos Sierras, Departamento de Cruz del Eje, na província de Córdoba.

– Certificado pela CIMA Colômbia, ACONMB e pela Associação Médica Internacional de Terapia Neural de acordo com Huneke da Alemanha em 2004.

– Chefe da Unidade de Terapia Neural do Departamento de Medicinas Complementares e Integrativas da Faculdade de Medicina da Universidade Maimónides, onde liderou o Primeiro Curso Universitário de Terapia Neural realizado na Argentina (2003-2004).

– Fundador e diretor do Instituto Argentino de Terapia Neural, um espaço independente dedicado por 13 anos a promover pesquisa, desenvolvimento e disseminação da Terapia Neural na Argentina e outros países do Cone Sul.

– Desde 2004 até à data, ele deu 24 cursos de Terapia Neural e Odontologia Neurofocal por 160 horas de extensão, 1 curso provincial e 6 comunidades de aprendizado intensivo.

– Conferencista na Primeira Reunião Colombiana de Terapia Neural, Odontologia Neurofocal e Pensamento Complexo, organizada em 2007 em Bogotá pelo CIMA e ACONMB.

– Diretor do Primeiro Curso Provincial de Terapia Neural e Odontologia Neurofocal ditado em 2009 no Hospital Provincial de Posadas – Misiones, Argentina.

– Palestrante da TN e ONF em vários congressos, conferências, cursos de diploma e seminários das principais associações locais de medicinas e terapias alternativas ou complementares.

– Conferencista no 2º Congresso Mundial de Terapia Neural e Odontologia Neurofocal – Pesquisa Básica, Clínica e Social, em homenagem ao Dr. Julio César Payan de la Roche, organizado em Bogotá, Colômbia, pela Associação Colombiana de Terapia Neural (Medicina Neuralterapeutica) -ACOLTEN / MNT, a Associação de Dentistas Neurofocais da Colômbia -ODNF- e a Universidade Nacional da Colômbia.

 

 

INFORMAÇÕES E REGISTO

Secretaria do Instituto Argentino de Terapia Neural.
Doutor Rodolfo Rivarola 193 4º andar, Dto. “14”, Cidade Autônoma de Buenos Aires.
Tel.-fax: 005411 4374-1957 / 4371-6253 De segunda a sexta-feira, de 1:00 da manhã a 8:00 p.m.
Coordenador Geral: Daniella Kaczewer
Dr. Jorge Kaczewer. Cel (+549) 1159376508

 

No Brazil:

Dr. Renan Alonso: 15 99728-9100

E-mail: [email protected]
Website: www.neuralterapia.net

 

CURSO AVANÇADO DE
TERAPIA NEURAL

PLANO DE ENSINO 2019

 

PROGRAMA DETALHADO

NEUROCIÊNCIA E TERAPIA NEURAL

Neurociência Sistêmica: Teoria dos Sistemas Funcionais de Anokhin. Princípio da Atividade. Neurônio ativo. O neurônio como um fabricante de resultado, em vez de um condutor de excitação. Teoria evolutiva do sistema Shvyrkov. Implicações para TN.

História, embriologia e neurofisiologia do conceito de segmento em TN.
Complexo reflexo segmentar. Inibição descendente.
Vias Reflexos e interconexões entre os componentes clássico e autonômico de cada “segmento”. Distribuição segmentar dos órgãos corporais. Segmentos do pulmão, coração, hepatobiliar, estômago, pâncreas, intestino, rim, etc.
Diagnóstico segmentar.
Terapia de Segmento e Segmento Expandido. Justificativa neurobiológica da extensão do conceito de segmento
Regras da projeção segmentar.
Inervação arterial e venosa de acordo com Lazorthes. Projeção de superfície de distúrbios simpático-perivasais.

FUNDAMENTOS CIENTÍFICOS E BIOFILOSÓFICOS DA TN

Modelos explicativos do Campo Interferente: histológicos (Kellner), Cibernetico (Speransky, Bergsmann) Funcional (Barop), Clínico (Fleischhacker).

Biopolítica, biomedicalização e Terapia Neural: Análise desde a complexidade e transdisciplinaridade da confluência de questões envolvidas na biomedicalização como estratégia biopolítica. A partir de casos concretos de pacientes que chegam medicalizados a consulta de TN, revisamos questões políticas, históricas, filosóficas subjacentes a tendência atual na área envolvida do conhecimento científico (neurologia, dor, obstetrícia / ginecologia, doenças infecciosas / auto-imunidade, saúde mental , odontologia), identificamos paradigmas biomédicos e visões de mundo científicas que sustentam construções discursivas e explicamos os interesses económicos dos diferentes atores sociais e as relações de poder que se estabelecem entre si. Exploração de estratégias de ação direta e modalidades de práticas emergentes.

A NOVA CIÊNCIA DO ORGANISMO

Onde esta o pensamento complexo hoje? Os avanços e sua utilidade para o neuralterapeuta trans-moderno.
Sintomas Emergentes: história de vida como uma ferramenta para reconhecer, induzir, influenciar e amalgamar a singularidade, a incerteza e a emergência. Abordagem baseado no Lightness do impulso neuralterapéutico como dispensação não-invasivo, não prescritivo e não massivo de energia ou informação, permitindo ao corpo dar a dose e processar.
Coerência, sincronização e ritmo (cronobiologia) no organismo.

DA PRÁTICA

• Injeção no gânglio ciliar. Revisão anatômica. Técnicas Braun, Knapp, Atkinson (bloqueio intracónico ou retrobulbar) e técnica parabulbar ou extracónica como Budd modificado por Weinschenk. Neurofisiologia e Efeitos. Indicações
• Injeção no gânglio esfenopalatino. Revisão anatômica. Técnicas extraorais: supracigomática (Fischer e Dosch) e infracigomática. Técnicas intra-orais: Via retrotuberosidad ou técnica via fenda pterigomaxilar ou de Arthur Smith. Abordagem via canal palatino posterior ou técnica de Nevin. Neurofisiologia e Efeitos. Indicações
• Injeção intracarótidea. Revisão anatômica. Técnicas carotídeas comuns e internas. Neurofisiologia e Efeitos. Indicações
• Injeção no gânglio cervical superior. Revisão anatômica. Técnicas de Orsoni, Mertens, Hausamman e Göbel. Neurofisiologia e Efeitos. Indicações
• Injeção no plexo celíaco. Tronco simpático “abdome” L1. Revisão anatômica. Técnicas de Vishnevsky, Dosch, Payan, Barop, Haussamann.
• Bombeamento de líquido cefalorraquidiano de acordo com Speransky. Técnica de injeção Mecanismo de ação. Indicações

 

BIBLIOGRAFÍA RECOMENDADA

FISCHER, Lorenz. TERAPIA NEURAL SEGUN HUNEKE: Fundamentos, técnicas, aplicación práctica. Primera edición. Ciudad de México: Editorial HipókratesVerlagStuttgart. 2000.

Barop H. Neuraltherapie nach Hunke – Lehrbuch und Atlas, Hippokrates, Stuttgart 1996. Terapia Neural según Huneke – Manual y Atlas.

ADLER, Ernesto. Enfermedades por interferencia en el terreno del trigémino. 3° ed. 1983.

RICHARD, P. and PELZ, G. Aspectos actuales de terapia neural. Versión al español 1996. 40 ejemplares. Sólo para divulgación científica.

DOSCH, Mathias. Atlas ilustrativo de las técnicas de la terapia neural con anestésicos locales. Alemania: Ed.GmbH Heidelberg, 1979.

DOSCH, Peter. Libro de enseñanza de la Terapia Neural según Huneke. (Terapia con procaína). (Traducida al español Ediciones Los Robles, Popayán, Colombia, 1975) 4° ed. aumentada y corregida. Heidelberg, Alemania: Casa Haug-Karl F. Haug, 1973. Tomos 1, 2, 3.

PAYÁN, Julio César. DESOBEDIENCIA VITAL, Barcelona, España: Instituto de Terapia Neural, S.L. 2004.

Huneke F. Das Sekundenphänomen – Testament eines Arztes. Heidelberg: Haug; 1975. El Fenómeno en Segundos – Testamento de un Médico.

ALBANESE, ALFONSO (1946): MANUAL DE BLOQUEOS ANESTESICOS DEL SISTEMA NEUROVEGETATIVO ANESTESIAS DEL SIMPATICO. Editorial El Ateneo. Buenos Aires, Argentina.

WIENER, Norbert. Cibernética o el control y comunicación en animales y maquinas. (Traducción de Francisco Martin). 2ª edición. España: Tusquets Editores SA, 1998. 266p. Serie Metatemas 8.

WIENER, Norbert. Cibernética y sociedad. Buenos Aires: Ed. Sudamericana. 1958. Colección Ciencia y Cultura.

VON NEUMANN, John. El ordenador y el cerebro. Barcelona España: Antoni Bosch, editor) 1980, Serie Conjeturas.

Payán, Julio César, LA MEDICINA BIOLÓGICA: UN COMPROMISO CON LA VIDA. Colombia: Fondo Editorial – Fundación Homeopática Alemana, 2004;  Buenos Aires, Argentina: Salve Ediciones, 2005.

Speransky, A. D.  BASES PARA UNA NUEVA TEORÍA DE LA MEDICINA. Editorial Psique, Buenos Aires, 1954.

Pavlov I., Actividad Nerviosa Superior. Editorial Fontanella, Barcelona, 1973.

Khun T.S., Las estructuras de las revoluciones científicas. Editorial Fondo de Cultura Económica, México, 1962.

Foucault M., La vida de los hombres infames. Editorial La Piqueta, 1990.

Rivera Rojas, F. (compilador), Medicina de las Regulaciones Biocibernéticas. Asociación de Medicinas Complementarias, España, 1993.

Vischnevsky, A. V. y A. A., EL BLOQUEO NOVOCAÍNICO y los Antisépticos Oleo balsámicos como una forma de Terapéutica Patogénica, Editorial Cartago, Buenos Aires, 1958

Kandel, Eric; Jesell, Thomas M.; Schwartz, James H., NEUROCIENCIA Y CONDUCTA, Pearson Educación, Madrid, 2000.

Margulis, Lynn Sagan, Dorion, MICROCOSMOS. 4.000 millones de años de Evolución desde nuestros ancestros Microbianos, Metatemas, Libros para la Ciencia, Tusquets Editores, Barcelona, 1995 (1986).

Berman, Morris, EL REENCANTAMIENTO DEL MUNDO, Editorial Cuatro Vientos, Chile, 1995.

Foster, Heinz Von, LAS SEMILLAS DE LA CIBERNÉTICA, Gedisa, Barcelona, 1991.

Gell-Mann, Murria, EL QUARK Y EL JAGUAR, Metatemas, Libros para la Ciencia, Tusquets, Barcelona, 1995.

Goodwin, Brian, LAS MANCHAS DEL LEOPARDO. La Evolución de la Complejidad, Metatemas, Libros para la Ciencia, Tusquets Editores, Barcelona, 1998 (1994).

Bohm, David, LA TOTALIDAD Y EL ORDEN IMPLICADO, Kairós, Barcelona, 1987 (1980).

Prigogine, Ilya, EL FIN DE LAS CERTIDUMBRES, Editorial Andrés Bello, Chile, 1996 Taurus, Madrid, 1997.

Wilber, Ken y otros, EL PARADIGMA HOLOGRÁFICO, Cairos, Barcelona, 1992.

Wilber, Ken, DESPUÉS DEL EDEN. Una Visión Transpersonal del Desarrollo Humano, Colección Ensayo, Editorial   Kairos, Barcelona, 1995.

Penrose, Roger, LAS SOMBRAS DE LA MENTE. Hacia una Comprensión Científica de la Conciencia, DraKontos, Crítica, Barcelona, 1996.

Escotado, Antonio, CAOS Y ORDEN, Ensayo y Pensamiento, Premio Espasa Ensayo 1999, Editorial Espasa Calpe, Madrid.

Schifter, Isaac, LA CIENCIA DEL CAOS, Fondo de Cultura Económica, Colección la Ciencia desde México, 2000.

Capra, Fritjof, EL TAO DE LA FÍSICA, Una Exploración de los Paralelos entre la Física Moderna y el Misticismo Oriental, Humanitas, Barcelona, España, 1992 (1975).

Capra, Fritjof, PUNTO CRUCIAL. Ciencia, Sociedad y Cultura Naciente, Editorial Estaciones, Editorial Troquel, Argentina, 1992 (1982).

Capra, Fritjof, SABIDURÍA INSÓLITA. Conversaciones con Personajes Notables, Kairós, Barcelona, 1994.

Capra, Fritjof, LA TRAMA DE LA VIDA. Una Nueva Perspectiva de los Sistemas Vivos, Editorial Anagrama, Colección Argumentos, Barcelona, 1998.

Boff, Leonardo, ECOLOGÍA. Grito de la Tierra, Grito de los Pobres, Ediciones Lohlé – Lumen, Buenos Aires, 1996.

BOHM, David LA TOTALIDAD Y EL ORDEN IMPLICADO. 8va. Ed. Cairos España.

John D. LOESER, S. H. BUTLER, R. CHAPMAN, D. TURK. (2003) BONÍCA, TERAPEUTICA DEL DOLOR. McGraw-Hill, México.

WALL Y MELZACK. (2007): Tratado del Dolor. Versión en español de la 5° edición de la obra original en inglés Wall and Melzack’s Textbook of Pain  Elsevier España, S.A.

 

 

CONTACTENOS

Enviando

©2020 Instituto Argentino de Terapia Neural

Inicia Sesión con tu Usuario y Contraseña

¿Olvidó sus datos?